8 de janeiro de 2012

Épico de Gilgamesh Resumo de Michael McGoodwin


Agradecimentos: Este trabalho foi resumido usando A Epopéia de Gilgamesh, Penguin Classics 2000, traduzido do original de escrita cuneiforme Andrew George. Citações são, na maior parte tomada a partir desse trabalho, como são paráfrases de seu comentário. Um texto elaborado a partir de uma página web por Richard Hooker (não está mais disponível na Web) e as fontes de outros Web são indicados no contexto. Em 2006, eu também li a nova adaptação de Gilgamesh preparados por Stephen Mitchell (que não lê ou cuneiforme acadiano, e, portanto, contou com a tradução literal de outros). Enquanto o trabalho Mitchell se destina a ser bastante legível, que toma liberdades consideráveis ​​e licença poética com as matérias-primas e, em geral eu prefiro o estilo mais erudito e apresentação transparente da edição Penguin abrangente.
Impressão geral: Este é um trabalho primitivo, mas interessante de importância histórica devido à sua posição muito cedo na literatura mundial.
Notas por Andrew George Web e fontes diversas: A epopéia de Gilgamesh é ostensivamente sobre um rei sumério real Bilgamesh / Bilgames / Gilgamesh de Uruk / Erech em Sumer (SE Mesopotâmia), que se diz que reinou c. 2750 aC como o governante quinto da primeira dinastia de Uruk. Ele se tornou uma figura cult da adoração durante o Antigo Império acadiano c. 2350 aC (algo análogo ao Rei Arthur) e, presumivelmente, havia versões orais dos poemas em sumério e acádio predating os escritos.
Versões suméria: Há 5 extant poemas escrito em separado em cuneiformes sumérios e sem temas comuns, mas fornecendo episódios sobre "Bilgames" (ou seja, Gilgamesh). Estes incluem Bilgames eo Netherworld, que começa "Naqueles dias, naqueles dias distantes ..." bem como Bilgames, Bilgames e Akka e Huwawa, Bilgames eo Touro do Céu, e A Morte de Bilgames.
As cópias mais antigas conhecidas das versões sumérias foram escritas como corte real de entretenimento c. 2100, no reinado da Terceira Dinastia de Ur Shulgi e King. Isso foi durante um "renascimento sumério" após o Antigo Império acadiano e ocorreu muito tempo depois da invenção da escrita em caracteres cuneiformes (a primeira data escrita suméria de c. 3000 aC, a literatura registrado pela primeira vez c. 2600 aC). Muitas cópias em sumério foram criados mais tarde, no Old Babylonian reino c. 1800 por escribas babilônicos em Ur e Nippur. Cópia em sumério Gilgamesh, na verdade foi um exercício comum dos escribas na Babilônia antiga (por exemplo, no reinado de Hamurabi). Um poema em separado em sumério sobre Atramhasis, "Quando os deuses foram man", uma vez erroneamente pensado para ser parte de Gilgamesh, fornece a base para o conto Dilúvio incorporadas na versão babilônica de Gilgamesh. Em comparação com o acadiano, uma língua suméria era mais velho e linguisticamente independentes que foi falado no sul da Mesopotâmia. Ela surgiu por 3100 aC e teve seu período clássico 2600-2300 aC. Old acádio (que floresceu c. 2800-2500 aC) coexistiu com suméria Clássica. Suméria tinha predominaram no sul urbano, enquanto acadiano inicialmente predominou no Norte. Mas em 1800 aC, Suméria tinham morrido como uma língua falada, embora retido prestígio como uma língua escrita literária de aprendizagem (similar aos papéis mais tarde literária de grego e latim).
Versão babilônica de idade: A versão fragmentária de Gilgamesh em Old Babylonian (um dialeto do acadiano) começo "Ultrapassando todos os outros reis" datas para c. 1700 e mostra que já era um épico integrada por então. Acádio (ou seja, Babilônica-Assíria) é uma família de dialetos semitas inicialmente favorecido no norte da Mesopotâmia mais provinciana, mas acabou se tornando a língua franca de todos os da Mesopotâmia. Dialetos do acadiano incluídas acadiano Velho 2500 - 1950 aC; babilônica 1950 - 1530 aC; Assírio Antigo 1950 - 1750 aC; Médio Babilônia 1530 - 1000 aC; Assírio Médio 1500 - 1000 aC; Nova Babilônia 1000 - 625 aC; Novo assírio 1000 - 600 aC e 625 aC Babilônia Tarde a 0 (dados obtidos a partir da linguagem acadiana John Heise é).
Versão padrão: a versão padrão de Gilgamesh na Babilônia e Assíria é chamado de "Aquele que viu o Deep", e foi compilado e dado sua forma final pelo Sin-liqe-uninni c. 1200 aC. É escrito em um dialeto do acadiano chamado Médio Babilônia (também chamado de padrão babilônicos). É uma obra-prima danificado cheio de buracos e peças faltando e palavras e frases incertas. O autor (George) preenche parte do texto em falta de outras cópias de vários tempos e até mesmo de outras línguas (por exemplo, uma versão hitita). Existem 11 "comprimidos" no "Ciclo de Gilgamesh", totalizando originalmente c. 3000 linhas. O que antes era pensado para ser comprimido 12 é na verdade uma tradução linha a linha em acadiano da última meia da Suméria de língua poema Bilgames "Bilgames eo submundo."
Grandes bibliotecas reais contribuindo manuscritos cuneiformes incluída a de Assurbanipal (que reinou 668-627 aC, durante parte da época império neo-assírio) em Nínive na Assíria. Esta biblioteca continha comprimidos escrito no reinado do rei assírio Tiglate-Pileser I (1115-1077). Nínive foi demitido pela medianas e Neo-babilônios em 612 aC, destruindo muitos destes comprimidos. Pela era do Império Neo-Babilônico, falado acadiano começou a morrer em favor das línguas aramaico e outros.
Temas de Gilgamesh incluem o medo da morte, do desejo humano para a vida e eterno reconhecimento, o caminho para a sabedoria, aprendendo a encarar a realidade e crescendo, juventude versus idade, vida e morte, as funções inerentes da realeza, as responsabilidades do homem para sua família, os benefícios da civilização sobre a barbárie, os frutos da amizade, a nobreza da iniciativa heróica, a vaidade da busca do herói e da loucura da busca da imortalidade, o conto do dilúvio / Flood, eo reino sombrio dos mortos. Esta é mais uma história sobre um ser humano e da condição humana do que uma mitologia dos deuses.
Gilgamesh (pron. "gil-GA-mesh"; suméria: Bilgames) é semi-divino, mas ainda assim mortal. Os babilônios acreditavam que os seres humanos existem para servir aos deuses.
As divindades princípio envolvido no Gilgamesh são as seguintes [informação parcialmente retirado www.pantheon.org , e misturar os sumérios e babilônios panteões pouco; "~" significa diferentes versões existentes]:
  • Adad (Wer; suméria: Ishkur): Deus da tempestade, filho de Anu.
  • ANU (sumérios: An = "céu"): Deus do céu, pai dos deuses (particularmente Enlil e Aruru); ~ pai de Ishtar por sua primeira consorte Antu / Anatum; filho de Ansar e Kisar.
  • Aruru, Belet-ili ("Lady of the Gods"), Mammitum, Mami, Ninhursanga, (sumério: Ninhursag "Queen of the Mountains", Ki, Ninmah "Lady Exaltado", Nintu "Lady que deu à luz"): a Mãe deusa que criou o homem com a ajuda de Ea. Ou seja, ela deu à luz os primeiros homens, para assumir o jugo imposto por Enlil, seu irmão [ou cônjuge ~]. O barro que ela foi dada por Ea foi acidentalmente misturado com sangue de um deus, assim comunicando ao homem os elementos divinos da razão e da auto-consciência. Ela e um foram provavelmente os progenitores da maioria dos deuses.
  • EA (Nudimmud = "artífice Man"; suméria: Enki): deus inteligente que vive no oceano de água doce Below (Babylonian: Apsu, o "Grande Abismo"), enviou os Sete Sábios para civilizar a humanidade, e salvou a humanidade da ira de Enlil; filho de Ansar e Kisar. Enki era o deus do intelecto, a criação de sabedoria, e da medicina, etc
  • Enlil ("Senhor Vento"; Kur-gal; Ellil): o deus governando sobre a terra e seus seres humanos; filho de An (céu) e Ki (Terra). Consorte é Ninlil. Pai de Sin.
  • Ereshkigal ("Senhora da Grande Terra"; Irkalla; Allatu): rainha amargo do Netherworld; ~ irmã de Ishtar; regras com consorte Nergal; ou [suméria] casado com Gugalanna.
  • ISHTAR (pron. "ISH-tar", também Irnini; suméria: Inanna = "Rainha do Céu"): deusa do amor sexual e da guerra, o Venus babilônico; filha [ou consorte de] Anu e Antu (ou para sumérios da Lua e Deus Sin Nanna).
  • Namtar ("Doom"): seu ministro ou vizir eo anjo da morte.
  • Shamash (pron. "SHAM-cinzas"; Babbar; suméria: Utu): deus Sol; filho de Sin e Ningal, padroeiro dos viajantes e protetor especial de Gilgamesh, acredita-se ser irmão de Ishtar, em Ur; esposa / consorte é Aya / Aia deusa da Dawn.
  • Sin (Namra-Sente-se, suméria: Nanna): Lua deus, ~ filho de Enlil e Ninlil o estuprada; pai de Utu / Shamash e (como acreditava em Ur) Ishtar; casado com Ningal.
Outras figuras humanas e divinas incluem:
  • Ashur (A-senhor, Arusar, A-shar, Assur): deus da Assíria e da guerra. Ele é um "Rei dos Igigi".
  • Belet-seri (Beletseri): escriba, que Ereshkigal no Netherworld.
  • Dumuzi (Damuzi; suméria: Tammuz = acadiano deus da vegetação; ~ Adonis): ex-amante, ~, irmão e marido de Ishtar, punido com a morte anual de 6 meses no verão e descida ao submundo; filho de Ea.
  • Enkidu (pron. "en-KI-du", "Lord of the lugar agradável", ou "Enki (ou seja, de Ea) a criação"): o homem selvagem feita por deuses como igual de Gilgamesh na tradição da Babilônia (ou como seu servo em sumério tradição). Sílaba tônica é "ki".
  • Errakal: uma manifestação de Nergal como um deus da destruição arbitrária.
  • Humbaba (pron. "hum-BA-BA"; suméria Huwawa): guardião monstruosa da Floresta de Cedar.
  • Lugalbanda ("Senhor Little"): o pai divinizado de Gilgamesh.
  • Marduk: filho de Ea e Dumkina, eventualmente o deus central de Babilônia, mas menor em Gilgamesh. Bel ("Senhor", cananeu: Baal) pode ser o mesmo deus.
  • Nergal (Erragal, Erra, Engidudu): deus da peste e da guerra, mais tarde, marido de Ereshkigal, amante da Mami.
  • Ninazu ("Senhor Doutor"): filho de Ereshkigal.
  • Ningal ("Grande Senhora"; Nikkal): esposa de lua, mãe do Utu sol / Shamash.
  • Ningishzida ("Senhor da Árvore True"): camareiro de Ereshkigal.
  • Ninsun (pron. "NIN-sol", "Lady / Queen of the Cow Wild"): a mãe de Gilgamesh, uma deusa menor.
  • Ninurta ("Senhor Terra"): filho de Enlil.
  • Scorpion-homem (aqrabuamelu; girtablilu): os guardiões dos portões do submundo.
  • Shamhat (pron. "SHAM hat-", que significa "Bem-dotado"; Shamkatum): prostituta cultual.
  • SHIDURI (pron. "shi-DU-ri", "Ela é minha fortaleza"): deusa que corre alehouse na borda do mundo. ~ Uma manifestação de Ishtar.
  • Shulpae ("herói Manifest"): marido de Deusa-Mãe.
  • Thunderbird (Anzu).
  • Ur-Shanabi (pron. "ur-shan-A-bi") Old Babylonian: Sursunabu): O barqueiro de Uta-Napishti que transporta diariamente através das águas da morte, que divide o jardim do sol do paraíso em que vive para Utnapishtim sempre (o Dilmun sumério). Ao aceitar Gilgamesh como passageiro, ele perde esse direito, e acompanha Gilgamesh de volta para Uruk em seu lugar.
  • UTA-NAPISHTI (pron. "U-ta-na-Pish-ti", que significa "I Found a vida"; Atra-napishti; Utnapishtim; Atram-hasis; Atrahasis; suméria: Ziusudra = "Life of Days Distant"): King (ou wiseman) de Shurappak que sobreviveram ao Dilúvio e se tornou imortal; filho de Ubar-Tutu. Na Suméria separados trabalho "Instruções de Shuruppak" 26C BC, [ele ou] o pai é de Utnapishtim Shuruppak filho de Ubar-Tutu/Ubaratutu.
Os Annunaki (sumério: Anunna) eram os deuses [a maioria] do Netherworld tomados em conjunto, os Igigi eram os deuses [a maioria] dos céus.
"Nos mitos babilônicos, Tiamat [caos primitivo] é um enorme dragão inchado feminina que personifica o oceano de água salgada, a água do Caos. Ela também é a mãe primordial de tudo que existe, incluindo os próprios deuses. Sua consorte é Apsu, o personificação da água doce abismo que jaz embaixo da Terra. De sua união, de água salgada com água doce, o primeiro par de deuses nasceram. Eles são Lachmu [Lahmu] e Lachamu [Lahamu]> pais de Ansar [Anshar] e Kisar [Kishar] > pais de Anu e Ea. " [Modificado de www.pantheon.org ]

Resumo da versão padrão de Gilgamesh
por Sin-liqe-uninni c.
1200 aC:
"Aquele que viu o Deep"

Tablet 1: reinado Gilgamesh, sua valentia e tirania; Criação de seu rival Enkidu

A história começa como se fosse um narrador de uma época mais tarde. Gilgamesh tinha todo o conhecimento e sabedoria, ele foi "aquele que viu o Deep" [Deep = nagbu, o domínio cósmica do deus da sabedoria, Ea] ", superando todos os outros reis". Ele construiu os muros da grande cidade de Uruk / Erech (na Suméria, perto de Basra, Ur e moderna), eo templo dentro Eanna dedicado a Ishtar e Anu. Ele tinha todos os seus trabalhos e explora esculpida em lápis-lazúli um tablet. O comprimido nos convida a ver a grandeza desta cidade, os seus muros altos, as bases estabelecidas pela Sete Sábios, etc A história começa quando Gilgamesh é um rei jovem:
Ele é o filho do [agora endeusado] King Lugalbanda e Ninsun ("Lady / Queen of the Cow Wild", uma deusa menor), "dois terços dele deus", com forma humana dada por Lady of the Gods (Aruru , Belet-ili, Deusa Mãe) e aperfeiçoado por Nudimmud (Ea). Ele é um homem de grande beleza e destreza física. Ele cavou poços [oásis] e restaurados os centros de culto de adoração ao destruído pelo Dilúvio.
No entanto, ele é jovem e oprime seu povo duramente com a tirania, alegando que o noctis Primae jus a cada noiva, e em constante encenação concursos que aparentemente perseguir ou humilhar os homens jovens. As pessoas clamam ao céu Anu-deus, o deus principal da cidade (e pai dos deuses), para ajudá-los. Em resposta, Anu diz ao povo para convocar Aruru (Belet-ili, a Deusa Mãe) para criar um homem selvagem, Enkidu, nas florestas duras e selvagens terras em torno de Gilgamesh. Este Enkidu bruta é igual em força para Gilgamesh e para servir como seu rival para dar algum descanso Uruk.
Um caçador caçador / logo descobre Enkidu correndo nua roaming, pastagem, e encontro no furo de água com os animais selvagens. O pai do caçador o aconselha a ir para a cidade e tomar o templo prostituta Shamhat com ele para a floresta. Quando ela vê Enkidu, ela é oferecer-se para o homem selvagem. Se ele se submete a ela, o caçador diz, ele vai perder sua força e sua selvageria e os animais vão abandoná-lo.
O caçador vai para Uruk e conta esta história de Gilgamesh - ele dá-lhe o mesmo conselho que seu pai tinha, para tomar Shamhat para seduzir Enkidu.
Shamhat, incentivado pelo caçador, reúne-se Enkidu no rega-buraco onde todos os animais selvagens se reúnem, ela se oferece para ele e ele participa sem parar durante 6 dias e 7 noites. Os animais, em seguida, fugir dele e ele sente-se enfraquecido e profanada, mas ele ganhou a razão ea compreensão. Ela se oferece para levá-lo para Uruk e seu templo para ver todas as alegrias da civilização - ela se oferece para lhe mostrar Gilgamesh, quem divina Shamash (deus sol) ama.
Shamhat diz Enkidu Gilgamesh de dois sonhos que antecipou a chegada de Enkidu, Gilgamesh relacionados estes à sua mãe Ninsun: Na primeira um meteorito cai sobre a terra que é tão grande que Gilgamesh não pode levantá-lo nem transformá-lo. As pessoas se reúnem ao redor do meteorito, e Gilgamesh abraça-lo como faria com uma mulher. Sua mãe interpreta que um camarada viremos a ele que salvará ele e quem vai fazer a sua igual. No segundo, sonhos Gilgamesh que um machado aparece em uma rua. As pessoas se reúnem ao redor do machado, e Gilgamesh abraça-lo como faria com uma mulher. Sua mãe novamente profetiza que um camarada viremos a ele que salvará ele e quem vai fazer a sua igual. Gilgamesh acolhe receber o homem que vai aconselhá-lo.

Tablet 2: A domesticação de Enkidu, sua luta e amizade com Gilgamesh, o caminho proposto para a Floresta de Cedar

Enkidu e Shamhat têm acopladas por 6 dias e 7 noites. Os pastores em seu acampamento ensiná-lo a cuidar dos rebanhos, e dá-lhe pão para comer, para beber cerveja, e roupas. Ele também é limpo e despojado por um barbeiro.
Um homem diz a ele de um banquete de casamento próximo. Gilgamesh vai fazer o seu pedido habitual para a primeira noite com a noiva, o que torna Enkidu com raiva. Enkidu entra na cidade de Uruk e as pessoas reconhecem a sua semelhança com Gilgamesh. Como Enkidu entra na cidade, Gilgamesh está prestes a exercer o seu direito à primeira noite da noiva. Enfurecido, Enkidu fica em frente da porta da câmara conjugal e blocos maneira de Gilgamesh. Eles lutam furiosamente até Gilgamesh vence, os dois se abraçam e se tornam amigos devotados. Gilgamesh Enkidu introduz a sua mãe. Enkidu, que é órfão e não tem nenhum irmão, chora.
Gilgamesh propõe uma quest (aparentemente do nada): eles são a jornada para a grande floresta de Cedar e cortar todas as árvores de cedro (ou um único grande cedro). Para fazer isso, eles terão que matar seu guardião, o grande demônio Humbaba, criado por Enlil (governante da terra e dos homens) para aterrorizar os homens para longe. Enkidu sabe sobre Humbaba de seus dias correndo selvagem na floresta, e teme-lo ("a sua voz é o Dilúvio, seu discurso é fogo, e sua respiração é a morte" - ele é o segundo em apenas medo de Adad, o deus da tempestade) . Ele tenta em vão convencer Gilgamesh não empreender tal loucura. Gilgamesh diz "como para o homem, [seu] dias estão contados, o que ele pode fazer, é como o vento". Enkidu relutantemente concorda, e forjar machados grandes, machados e adagas para a luta.
Gilgamesh anuncia à multidão e os anciãos de Uruk seus planos para reduzir o cedro e ganhe um nome eterno para si mesmo. Todos eles vão comemorar em seu retorno. Enkidu pede para parar os anciãos Gilgamesh, que também não influenciá-lo.

Tablet 3: Preparativos para a viagem para a Floresta de Cedar

Os anciãos do esforço da cidade protestar contra Gilgamesh, mas concordam com relutância. Eles colocam sua vida nas mãos de Enkidu. Gilgamesh vai pedir a bênção de sua mãe. Ela lamenta o destino de seu filho em uma oração a Shamash (o deus-sol e padroeiro dos viajantes), perguntando por que ele tinha colocado um espírito inquieto em seu filho e pedindo-lhe sua proteção, por seu caminho para ser bem iluminadas, para ele para enviar os ventos contra Humbaba, etc Ela espera que Gilgamesh, um dia, ser um deus. Ninsun também adota Enkidu como seu filho, e pede-lhe para a vida guarda de Gilgamesh.
Enkidu e Gilgamesh realizar rituais para ajudar uma viagem segura. Gilgamesh instrui os oficiais em como executar a cidade na sua ausência. Eles novamente aconselhá-lo a manter Enkidu na frente.
Em pânico, Enkidu tenta novamente convencer Gilgamesh não empreender esta viagem, mas Gilgamesh está confiante de sucesso.

Tablet 4: Journey to the Forest of Cedar

A viagem para a floresta de cedros leva 1 1 / 2 meses, 50 léguas por dia. Em todos os dias 3, eles acampar e cavar um poço [um oásis]. Gilgamesh sobe para topo de uma montanha e ora para Shamash para trazê-lo de um sonho, e Enkidu faz uma Casa do Sonho de Deus para encorajar esses sonhos. Ele guarda a porta de entrada para a casa como sonhos Gilgamesh. Shamash envia sonhos Gilgamesh profética no meio da noite. Depois de cada sonho, Gilgamesh acorda sentindo que um deus se passou. Esses sonhos todos parecem sinistras, mas são dadas interpretações favoráveis ​​por Enkidu:
(1) O primeiro é apenas parcialmente preservada e lida com uma montanha que cai ...
(2) No segundo sonho, Gilgamesh que uma montanha atirou no chão, mas um homem salva - Enkidu diz a montanha não é Humbaba.

(3) Gilgamesh sonhos da terra estrondo, uma tempestade, a escuridão, relâmpago, o fogo ...
Enkidu interpreta que a batalha se aproxima, que eles vão ver auras radiantes de Humbaba, que Lugalbanda (pai de Gilgamesh) irá ajudá-lo a bloquear chifres como um touro com Humbaba.
(4) Gilgamesh viu um Thunderbird (Anzu, uma águia com cabeça de leão ou voando garanhão) no céu com a boca de fogo, a sua morte respiração, bem como um homem ...
Enkidu explica o homem era Shamash e que ligará as asas do Thunderbird.
(5) Gilgamesh sonhos de um touro, ele toma conta de e um [homem] que lhe dá água.
Enkidu diz que o touro representa Shamash, que irá ajuda-los em seu tempo de perigo, eo homem com a água foi Lugalbanda.
Perto da entrada para a Floresta de Cedar, Gilgamesh começa a chorar de medo. Shamash chamadas para ele, ordenando-lhe que se apressar e entrar na floresta, enquanto Humbaba não está usando todas as 7 capas de sua armadura [auras], mas apenas um. Enkidu perde sua coragem e quer retirar, mas Gilgamesh encoraja diante. Humbaba fole. [Eles podem começar a lutar Humbaba aqui -. Grande parte do tablet está em falta]

Tablet 5: Combate com Humbaba

Gilgamesh e Enkidu admirar a bela Floresta do Cedro ea Montanha de Cedro, onde os deuses e deusas têm sua morada secreta e trono. Enkidu incentiva Gilgamesh. Ouvir seus sons, Humbaba vem rugindo até eles e adverte-os ameaçadoramente. Gilgamesh é medroso e considera recuar, mas Enkidu o encoraja a enfrentar de cabeça Humbaba por diante. A luta começa. Shamash envia ventos violentos contra Humbaba, e os homens começam a mão superior. Humbaba suplica por sua vida, oferece Gilgamesh todas as suas árvores, mas insiste que Gilgamesh Enkidu matá-lo para estabelecer sua fama, mesmo que os deuses vão ficar com raiva. Humbaba ironicamente pergunta se Gilgamesh, o rei recebe ordens de seu servo, e pede Enkidu para solicitar a sua vida ser poupada. Humbaba Enkidu amaldiçoa, predizendo que Enkidu não vai envelhecer. Gilgamesh pega sua adaga e fere Humbaba no pescoço, cortando-lhe a cabeça. Os montes tremem e estremecem. [Alguns dos que se segue é da versão babilônica mais velha.] Gilgamesh também mata todos os 7 de auras de Humbaba. Gilgamesh e Enkidu cortar algumas das árvores da floresta de cedros e em particular o mais alto das árvores de cedro, para fazer um portão de cedro grande para a cidade de Uruk. Eles construir uma jangada para fora do cedro e flutuar abaixo o rio Eufrates para a sua cidade, trazendo a cabeça de Humbaba.

Tablet 6: Ishtar e do Touro do Céu

De volta a Uruk, Gilgamesh limpa e está vestido com seu manto real e coroa. Ele atrai a atenção da deusa do amor sexual Ishtar, que lhe pede para ser seu marido - ela vai conceder seus animais grande fertilidade e força, etc Mas Gilgamesh recusa-la com insultos, citando todos os amantes mortais que Ishtar teve, e recontando seus destinos terríveis. Estes incluíram Dumuzi (Tammuz), o amante de sua juventude agora condenados [para passar seis meses do ano no Netherworld], o allalu-pássaro, o leão, o cavalo, o pastor, o pecuarista, o pastor, e até mesmo sua Ishullanu pai jardineiro que ela se transformou em um anão. Insultado e enfurecidos com a calúnia, Ishtar ascende a seus pais no céu: o Anu-céu deus e Antu [em outros mitos, ela é a filha de Sin o deus da lua]. Ela implora seu pai a deixá-la ter o Touro do Céu [constelação de Touro] para vingar em Gilgamesh e sua cidade, dizendo de outra forma ela vai liberar os mortos do Netherworld para comer os vivos. Anu dá-lhe o nariz corda do touro, e ela leva-lo em Uruk. O touro vai em um rampage, secando a floresta eo rio, etc Quando o touro bufa, poços são abertos na terra e centenas de pessoas cair para a morte. Mesmo Enkidu é quase morto. Ele agarra o touro pelo rabo e instrui Gilgamesh para matá-lo com a faca direcionada para um determinado ponto atrás dos chifres, que Gilgamesh faz. Eles oferecem o coração a Shamash. Ishtar lamenta e diz que ele Enkidu e Gilgamesh poderia tê-la matado em seguida. Ele arranca uma das patas traseiras do touro e lança-lo em sua direção. Ishtar tem ritos de luto pela coxa, enquanto os homens admiram troféu de Gilgamesh touro e faz oferendas a Lugalbanda. Ele se orgulha de seu sucesso e faz feliz.

Tablet 7: visão de Enkidu do Netherworld e sua própria morte

Enkidu tem um sonho sobre um conselho dos deuses. Nele Enlil declara que um dos dois homens que mataram o Touro do Céu e Humbaba deve morrer. Shamash fala-se em sua defesa, e Enlil o repreende. Enkidu Gilgamesh diz que sabe que ele está para morrer, e em um delírio que ele fala para a porta [portão da cidade?] Feitas a partir do grande cedro, como se fosse um homem. Ele é uma blasfêmia: se soubesse o seu destino, ele teria usado o cedro vez no templo de Shamash está em Larsa, Ebabbara. Ora, enquanto ele chora com Gilgamesh, ele considera desmantelá-la. Gilgamesh castiga seu amigo, e diz que vai ficar na tristeza pela morte de Enkidu. Gilgamesh irá rezar para Anu, Enlil e Ea. Enkidu pede Gilgamesh não fazer qualquer oferta de material. Enkidu então reza diretamente para Shamash para sua vida. Amaldiçoa Enkidu, o caçador / caçador que o encontrou, e, especialmente, a prostituta cultual, Shamhat, prenunciando um destino miserável e solitária para ela - ela que tinha enfraquecido ele e deixou-o profanou.
Mas Shamash Enkidu lembra que Shamhat o tratou bem e apresentou-o ao seu amigo. Gilgamesh Enkidu vai homenagear a morte. Relents Enkidu e abençoa a prostituta - ele prevê que ela terá muitos amantes, incluindo um homem rico que abandona sua esposa.
Enkidu relata um sonho: um grande demônio vem com ele, o transforma em uma pomba, e arrasta-o para "a casa das trevas" Irkalla (o Netherworld e casa de Ereshkigal), onde todos os mortos até final. A Casa do Pó tem vários tipos de sacerdotes, reis antigos, a rainha do Ereshkigal Netherworld, seu escriba Belet-seri, etc Ela pergunta quem trouxe ele lá. [O resto é perdido].
Enkidu Gilgamesh pede para não esquecê-lo e todos os que passaram juntos. Enkidu estabelece doente durante 12 dias, lamentando que ele não morre em combate e não deve fazer seu nome, finalmente morre.

Tablet 8: O funeral de Enkidu

Gilgamesh lamenta profundamente, e profere um longo lamento, ordenando que todos choram o seu amigo morto: os caminhos da floresta de cedro, os anciãos, as pessoas, as colinas e montanhas, as pastagens, árvores, animais, rios, os jovens da Uruk, os pastores, a cervejaria, Shamhat, etc Ele compara Enkidu a uma arma confiável ao seu lado, como um jumento selvagem, um burro e uma pantera. O que é este sono que veio sobre ele? Ele cobre o rosto de Enkidu, puxa seu próprio cabelo, e arranca suas roupas.
Ao amanhecer, ele chama para os artesãos para a construção de uma estátua elaborado e ornamentado de Enkidu. Enkidu será homenageado no submundo. Gilgamesh irá fornecer jóias, pedras preciosas, ouro, marfim, armas, bois e ovelhas, e outros tesouros para ganhar o favor com os deuses e habitantes do submundo. Ele faz uma oferta a Ishtar, e ao deus da lua Namra Sit [Sin], para Ereshkigal, a Dumuzi "o pastor amado de Ishtar", para Namtar [vizir do Netherworld], Hushbisha (a aeromoça), para Qassu- tabat [a vassoura], para Ninshuluhha (limpeza da casa), para Bibbu (o açougueiro), para Dumuzi-abzu (bode expiatório do Netherworld), ... [Peças em falta].
Gilgamesh considera condenável do rio [Eufrates, para construir um túmulo no leito do rio]. [A descrição do restante do funeral está faltando.]

Tablet 9: A peregrinação de Gilgamesh

Gilgamesh continua a chorar, e vagueia na natureza, contemplando que ele também vai morrer. Ele teme a morte, e busca a vida eterna através Uta-napishti, filho de Ubar-Tutu. [Sua conto do dilúvio é contada abaixo.]
Ele vem para uma passagem de montanha, vê leões, ora para o deus da lua Sin. Mais tarde naquela noite ele fica feliz da vida e mata os leões, os come e veste-se em suas peles. Ele escava poços [oásis] que não existiam antes.
Shamash lhe pergunta onde ele está vagando, e Gilgamesh se pergunta se ele será capaz de descansar no Netherworld. Gilgamesh pergunta quando os mortos vai ver os raios do sol novamente.
Ele chega para as montanhas gêmeas de Mashu que protege do sol ao amanhecer e ao por do sol [?] E apoiar os céus. Scorpion homens, cujo olhar é a morte, guarda as suas portas, assim como o sol ao amanhecer e ao por do sol. Gilgamesh cobre o rosto. Eles percebem que Gilgamesh é deus parte e perguntar por que ele veio, observando que nenhum homem chegou a estas montanhas antes. Gilgamesh diz que ele está buscando Upa-napishti, que encontrou a vida eterna e pode ser capaz de dizer-lhe o segredo. Incapaz de detê-lo, eles descrevem uma rota subterrânea ou túnel escuro sob as montanhas, o caminho do Deus-Sol [quando o sol retorna para o leste durante a noite ?]... Eles desejam-lhe uma passagem segura [aviso-lhe que ele deve chegar ao final antes que o sol alcança com ele]. Na escuridão, ele se apressa através da passagem e sai antes do dom Ele entrou em um jardim de jóias, com as árvores em flor cornalina, um lapis lazuli árvore, outras árvores feitas de pedras preciosas, jóias e coral. Ele é visto por uma figura feminina [Shiduri?].

Tablet 10: Gilgamesh viaja para Uta-napishti na borda do mundo

Shiduri é um goleiro sábio Old Tavern, que vive na praia do mar. Ela o vê chegar e bares do portão. Ele ameaça derrubar a porta, e ela permite que ele pol Ele fala de seu amigo Enkidu, como eles mataram Humbaba, etc Ela pergunta por que ele agora parece tão magro, porque ele fica triste assim. Ele lamenta mais uma vez a perda de seu amigo. Ele não abandonar o seu corpo até que as larvas caiu de sua narina! Ele fala de seu próprio medo intenso da morte, de transformar a argila como Enkidu. Ele pede o caminho para o Distant Upa-napishti outro lado do oceano. Shiduri diz que não há mais um caminho para os seres humanos a fazer esta viagem - Shamash só pode cruzar o oceano, é uma viagem perigosa, e no meio do caminho encontram-se as águas da morte. Ela diz a ele de Ur-shanabi, barqueiro Uta-napishti, que com os Seres de Pedra é o único que pode viajar por todo o de Água da Morte e sobreviver. Gilgamesh corre e ataca o Ones Stone, esmagando-los e jogá-los no rio. Ele, então, encontros Ur-shanabi. Ur-shanabi também pergunta por que ele parece tão magro, e ele diz novamente de perder seu amigo, de suas façanhas, e seu próprio medo da morte e do desejo de imortalidade. Ele pergunta a ele sobre a maneira de Uta-napishti. O barqueiro lhe diz que este foi impedido, já que os Stone, que foram essenciais, foram destruídas por Gilgamesh. Logo, aparentemente mudando de idéia, ele aconselha Gilgamesh para cortar várias árvores para baixo para servir como punting-pólos de grande extensão e, portanto, uma forma alternativa de propulsão. Com os pólos muitos punting, Gilgamesh pode empurrar o barco e nunca toque no Dangerous Waters of Death. Eles fazem o percurso em três dias. Depois de Gilgamesh esgotado todos os pólos, ele faz uma vela de roupas de Ur-shanabi.
No passado, eles se aproximam da praia distante. Uta-napishti maravilhas que Gilgamesh é. Uta-napishti lhe pergunta por que ele é tão magro e Gilgamesh novamente fala de perder Enkidu, suas façanhas, o seu medo de morrer, o seu luto, etc Ele teve pouco sono, tem-se flagelado, etc Uta-napishti diz para ele não tristeza perseguição, que sua sorte quando um bem alimentados e vestidos rei era melhor do que o tolo [provavelmente sugerindo seu estado atual]. Ele fala palavras de sabedoria: a responsabilidade de um rei de fornecer para o seu povo e os templos, etc, o homem está destinado a morrer, de ser "agarrado fora como uma cana em um canavial", a morte é inevitável para todos os homens, o Rio sobe e enchente do lava as casas dos homens, os mortos são como os seqüestrados. Ele fala da montagem dos Anunnaki, os grandes deuses [a maioria do Netherworld], como eles estabeleceram Morte e Vida com Mammitum (Aruru / Deusa Mãe).

Tablet 11: Uta-napishti nega-lhe a imortalidade; Gilgamesh retorna para Uruk

Gilgamesh pede Uta-napishti como ele chegou a ser imortal, e Uta-napishti narra a história de como ele e sua esposa foram os únicos sobreviventes do Dilúvio humana e Flood:
Ele era o rei de Shuruppak, nas margens do Eufrates. Os deuses decidiu enviar o dilúvio para baixo (aparentemente Enlil especialmente quis punir a humanidade).
fonte:mcgoodwin

Nenhum comentário:

Postar um comentário