8 de agosto de 2013

TSE firma acordo para repassar dados de eleitores à Serasa

Olha como você é manipulado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou um acordo com a Serasa que prevê que o tribunal repasse para a empresa dados de eleitores brasileiros. No acordo, o TSE se compromete a repassar as seguintes informações: nome do eleitor, número e situação da inscrição eleitoral, eventuais óbitos. Também prevê validação do nome da mãe e data de nascimento. A Serasa é uma empresa privada que gerencia um banco de dados que contém informações, relativas a consumidores e empresas, sobre dívidas vencidas e não pagas, cheques sem fundo e registros de protesto de títulos.
O acordo foi publicado no "Diário Oficial da União" do dia 23 de julho. Em contrapartida ao acesso às informações, a Serasa deve fornecer ao TSE 1.000 certificados digitais. O certificado digital é um instrumento que permite que o teor de processos judiciais seja consultado por meio de pessoas cadastradas. Ele funciona como um CPF eletrônico para confirmação da identidade da pessoa. A Serasa é uma das empresas autorizadas pelo governo a emitir a certificação digital.
fonte: G1
Por isso que já recebi ligação estranha perguntando para confirmar os meus dados que já estavam com a pessoa da loja ou de cartão de crédito como o nome correto, CPF, título de eleitor e até o endereço, tudo para pedir a autorização apenas pela gravação da conversa de emitir um cartão de crédito com valor liberado para gastos ou de loja com valor disponível para gastar. Fiquei surpreso e perguntei como que tinham os meus dados, sem que eu tenha informado e é claro que não aceitei receber qualquer cartão ou crédito, apesar da enorme insistência.
Até boletos já recebi pelo correio de compras que nunca efetuei e joguei todos fora.
Só que muitos acabam aceitando por acharem normal, mas isso não é legal. Agora, já tem pessoas entrando com processos contra a Justiça Eleitoral pela liberação do cadastro para o SERASA e que, nestes dados do SERASA, o acesso é livre para as empresas, bancos, financeiras e outros que sejam cadastrados no sistema e paguem uma mensalidade.
Com o acesso livre, fica fácil ter os dados pessoais de qualquer pessoa brasileira, dados que foram liberados pela Justiça Eleitoral.
A alegação da Justiça Eleitoral é de que, as consultas feitas de cada cidadão pelo SERASA são respondidas só confirmando a veracidade dos dados e caso de divergência, não são fornecidos os dados do cadastro.
Veja mais sobre os dados do SERASA no Atarde.
enviado por As Novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário