24 de abril de 2011

Cristo Ressuscitado

           A Igreja celebra neste domingo a solenidade da ascensão do Senhor. A ascensão nos ensina a vermos a vida com os olhos da esperança. Um caminho percorrido na doação, na entrega, no amor vivido até as últimas conseqüências pode até encontrar o sofrimento, a perseguição, o ódio etc., mas jamais será uma vida fracassada e sim será uma vida de comunhão com Deus. Por causa desta certeza enfrentaremos com serenidade todos os limites humanos. A Ressurreição-Ascensão do Senhor nos dá espaço e oportunidade para vivermos a vida como dom e doação para o bem do próximo como Jesus a viveu. Cristo é glorificado por causa do sacrifício total de si mesmo, na entrega radical de si na cruz por amor cujo abraço é suficientemente amplo para abraçar e proteger cada um de nós. Por isso, para nós, cristãos, a vida se torna simultaneamente, como dom e missão. Por esta razão, esta festa quer reacender o nosso ardor missionário para que nossa vida se torne um dom vivido na doação e assim Cristo falará através de nós que ele realmente está vivo e vive entre nós. Todo aquele que acredita em Jesus ressuscitado é chamado a traduzir a esperança que Jesus nos deixou em empenho e testemunho. Para que possamos ser testemunhas de Cristo e de seu evangelho precisamos ter experiência existencial com ele.

           Não é por acaso que o texto nos relatou que antes da sua Ascensão Jesus ergueu as mãos e abençoou os discípulos (Lc 24,50). Os discípulos, abençoados com toda a bênção espiritual, recebem a missão de comunicar a bênção da fé, da conversão e da salvação a todas as nações: “... no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém” (Lc 24,47).
         Em cada celebração eucarística, cada cristão participante é abençoado e é também enviado. Em cada eucaristia nós somos abençoados pela experiência da comunhão fraterna, pela Palavra de Deus proclamada e meditada, pelo Pão da vida, o Pão eucarístico. Por isso nós recebemos também uma missão: transformarmo-nos em fonte de bênção para o próximo. Cada um de nós seja uma bênção para os outros. Isso é explicitado no rito final da Missa através desta frase: “Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe!” Ao sair da celebração cada um é enviado para viver o amor de Deus no serviço do bem. O amor e o serviço são inseparáveis, pois um amor sem serviço seria ilusório, e um serviço sem amor seria servilismo ou escravidão. Cristo quer tornar-se sempre presente em cada cristão através do amor vivido no serviço do bem. A ascensão do Senhor nos convoca para a missão na construção de um mundo novo onde habitam a justiça, a verdade e a defesa pela vida, pois a vida é dada a um ser humano certamente no momento em que ele não pode pedi-la.
        Por isso, o sentido fundamental da Ascensão não está apenas na admiração pela vida glorificada de Jesus. A festa da Ascensão nos convida a seguirmos o caminho de Jesus e a vivermos o estilo de sua vida. Jesus nos encarregou de continuarmos a tornar realidade o seu projeto de libertar os homens de todos os tipos de escravidão para que todos possam viver como verdadeiros irmãos em Jesus Cristo. Como se Jesus quisesse dizer a cada um de nós na sua Ascensão: “Faça você alguma coisa para o bem do próximo, nem que seja uma pequena coisa!”. Descobrir a própria missão significa trazer mais de você mesmo para o trabalho e concentrar-se nas coisas que você sabe fazer melhor e dar sempre o melhor de você para os outros sem esperar nada em troca, como elogios e reconhecimento. Uma vida significativa é feita de uma série de pequenos atos diários de decência e bondade, que quando somados no final, resultam, paradoxalmente, em algo grandioso. Com efeito, a vida não é uma luta para superar os outros, mas uma missão a ser exercida para dar o melhor de nós para a humanidade conforme os talentos recebidos de Deus com os quais exercemos a nossa missão nesta terra. As pessoas de alma grande simplesmente fazem as coisas certas, boas, honestas, justas e corretas para o bem de todos. Todos nós necessitamos ascender e superar nossos níveis baixos de nossa vida humana e espiritual. Necessitamos perspectivas para ver tudo com mais verdade e com justa proporção. Para isso, é urgente ascender na fé, na esperança e no amor. Paradoxalmente, ascenderemos melhor quando descendermos/descermos mais; somos cidadãos do céu quando na terra caminharmos comprometidos nas exigências do Evangelho. E Jesus nos garante, através de sua Ascensão, que uma vida vivida na fidelidade do projeto da vida de Deus é uma vida destinada à glorificação. O cristão é aquele que vê a terra no céu e o céu na terra.
         Por tudo isto, é bom mantermos viva a seguinte pergunta: “Como será o destino da minha vida? Será uma vida glorificada como a de Jesus?”.
Fonte: http://www.filhosdemaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário