2 de agosto de 2011

História, Santeros e Santeras, santero, santo, bultos, retábulos, manda


História, Santeros e Santeras, santero, santo, bultos, retábulos, manda

O santero (de santo, uma imagem de santo) a tradição é mais identificado com uma arte tradicional do Novo México e Porto Rico, mas também é encontrado no Colorado e em outras partes do sudoeste e na Costa Leste. Enquanto ele é identificado com uma região dos Estados Unidos, é uma tradição comum em muitas áreas das Américas, como Peru e Guatemala, e no porto-riquenhos e mexicanos comunidades americanas nos Estados Unidos. Aqueles que esculpir ou pintar as imagens sagradas são conhecidos como santeros e santeras.

História

A tradição de produzir "santo imagens religiosas na forma de bultos (figuras esculpidas em madeira na rodada) ou retábulos (pinturas em painéis de madeira)" (Lucero, p. 35) remonta à época colonial, quando os fiéis tinham pouco acesso a a tradicional igreja imagens tão prevalente na Espanha XV e século XVI. Baseando as suas imagens sobre aqueles trazidos pelos frades espanhóis e na litografias importados representando os santos populares, os primeiros colonos produziram suas imagens usando pigmentos naturais para tornar as imagens em lata ou madeira, os materiais mais acessíveis. No Peru, Porto Rico, ea maior parte da América colonial, os artistas tradicionais seguiram o exemplo dos artistas treinados que produziu a arte para a igreja.
No século XVI, como os espanhóis se mudou para o norte em que é hoje o sudoeste dos EUA, as imagens Christian veio com eles. Mas não foi até os assentamentos permanentes do século XVII que uma tradição mexicana de New santeros, principalmente frades e artesãos do México, que pintou em pele de búfalo, começou, de acordo com Chuck Rosenak e Rosenak janeiro Como as pinturas tradicionais encomendado sobre o estanho, o bultos e retábulos eram frequentemente encomendado por um fiel seguidor de um determinado santo por um motivo especial: a pagar um manda, "voto" ou "promessa", ou como uma forma de pedir bênçãos especial . Larry Frank, no Novo Reino dos Santos: Arte Sacra do Novo México, 1780-1907 (1992), fornece um contexto sócio-político para o desenvolvimento da arte na área do Novo México e Colorado do sul e explora a influência da única tradição mexicana nova religioso de penitente e outras práticas religiosas da época como influências na tradição santero.
Em Porto Rico um caminho semelhante desenvolvido como os colonizadores trouxeram consigo a tradição de culto e passou a importar retábulos e bultos da Espanha. Logo, porém, artistas locais começaram a produzir o bultos esculpida usando ferramentas simples: uma hacha, ou machado espanhol, uma enxó, uma faca de mão, e arenitos ou lixa para suavizar a madeira áspera. No Novo México, a madeira é cottonwood ou pinho, em Porto Rico cedro ou mogno. Tradicionalmente naturais pigmentos solúveis em água foram utilizados: vermillion, cochonilha, campeche, eo índigo caros e outros tons importados. Minerais locais e tinturas vegetais a partir de raízes de colheita da chamiso, raiz da doca, e mogno montanha junto com a fuligem eo carvão fornecido amarelos, verdes, marrons e preto.

Santeros e Santeras

Artistas precoces, como o Capitão Bernardo Miera y Pacheco e Frei Andrés García foram dos setores militares e religiosas e veio da Espanha ou do México. Foram eles que forneceram os muitos pequenos Sudoeste igrejas coloniais com as imagens devocionais. E foi Mira y Pacheco que primeiro estimulou a produção de bultos, ou antes disso, a retábulos. Esses artistas viveram no final do século XVIII, e de acordo com estudiosos, eles serviram como artistas de transição entre o estilo barroco no início de mestres espanhóis e os artistas posteriores do Novo México. Estes novos artistas, incluindo muitos santeros nativos que, de acordo com Frank, começou a aparecer em 1790, deu o tom para o estilo que continua a ser identificáveis ​​como do Novo México. Muitos dos artistas tradicionais não são identificados, para o santero viu "a si mesmo como parte integrante de uma tradição que ele reafirmou e perpetuado, e não como um artesão que queria o reconhecimento público obtido por colocar a sua assinatura em suas obras, seja por assinatura-los ou por transmitir a sua individualidade a eles "(Frank, p. 22). Esses artistas anônimos são identificados e nomeados com base em suas santos preferidos, seus estilos únicos, ou os locais onde eles praticavam a sua arte, assim tem-se a Santo Niño Santero, o Quill Pen Santero, ou o Arroyo Hondo Santero. Mas existem alguns que assinaram seu trabalho e cujo estilo inimitável oferecido "interpretações originais da iconografia religiosa, feita no contexto das influências sociais, culturais e espirituais do Novo México" (Frank, p. 13). Entre eles estão Pedro Antonio Fresquis, Antonio Molleno, José Aragão, e José Rafael Aragón. Tradicionalmente os homens só produziu o trabalho. No entanto, o estudioso Helen Lucero é quase certo que as mulheres, que estavam "ajudando" com outras tarefas, como a agricultura e tecelagem, foram também a produzir as imagens, uma vez que "seria lógico que eles também" emprestou uma mão "em a produção de imagens religiosas "(Lucero, p. 35). Desde 1970, entretanto, as mulheres foram tão ativas quanto os homens na produção das imagens.
fonte: Norma E. Cantú

Nenhum comentário:

Postar um comentário