História, Santeros e Santeras, santero, santo, bultos, retábulos, manda
O santero (de santo, uma imagem de santo) a tradição é mais identificado com uma arte tradicional do Novo México e Porto Rico, mas também é encontrado no Colorado e em outras partes do sudoeste e na Costa Leste. Enquanto ele é identificado com uma região dos Estados Unidos, é uma tradição comum em muitas áreas das Américas, como Peru e Guatemala, e no porto-riquenhos e mexicanos comunidades americanas nos Estados Unidos. Aqueles que esculpir ou pintar as imagens sagradas são conhecidos como santeros e santeras.História
A tradição de produzir "santo imagens religiosas na forma de bultos (figuras esculpidas em madeira na rodada) ou retábulos (pinturas em painéis de madeira)" (Lucero, p. 35) remonta à época colonial, quando os fiéis tinham pouco acesso a a tradicional igreja imagens tão prevalente na Espanha XV e século XVI. Baseando as suas imagens sobre aqueles trazidos pelos frades espanhóis e na litografias importados representando os santos populares, os primeiros colonos produziram suas imagens usando pigmentos naturais para tornar as imagens em lata ou madeira, os materiais mais acessíveis. No Peru, Porto Rico, ea maior parte da América colonial, os artistas tradicionais seguiram o exemplo dos artistas treinados que produziu a arte para a igreja.No século XVI, como os espanhóis se mudou para o norte em que é hoje o sudoeste dos EUA, as imagens Christian veio com eles. Mas não foi até os assentamentos permanentes do século XVII que uma tradição mexicana de New santeros, principalmente frades e artesãos do México, que pintou em pele de búfalo, começou, de acordo com Chuck Rosenak e Rosenak janeiro Como as pinturas tradicionais encomendado sobre o estanho, o bultos e retábulos eram frequentemente encomendado por um fiel seguidor de um determinado santo por um motivo especial: a pagar um manda, "voto" ou "promessa", ou como uma forma de pedir bênçãos especial . Larry Frank, no Novo Reino dos Santos: Arte Sacra do Novo México, 1780-1907 (1992), fornece um contexto sócio-político para o desenvolvimento da arte na área do Novo México e Colorado do sul e explora a influência da única tradição mexicana nova religioso de penitente e outras práticas religiosas da época como influências na tradição santero.
Em Porto Rico um caminho semelhante desenvolvido como os colonizadores trouxeram consigo a tradição de culto e passou a importar retábulos e bultos da Espanha. Logo, porém, artistas locais começaram a produzir o bultos esculpida usando ferramentas simples: uma hacha, ou machado espanhol, uma enxó, uma faca de mão, e arenitos ou lixa para suavizar a madeira áspera. No Novo México, a madeira é cottonwood ou pinho, em Porto Rico cedro ou mogno. Tradicionalmente naturais pigmentos solúveis em água foram utilizados: vermillion, cochonilha, campeche, eo índigo caros e outros tons importados. Minerais locais e tinturas vegetais a partir de raízes de colheita da chamiso, raiz da doca, e mogno montanha junto com a fuligem eo carvão fornecido amarelos, verdes, marrons e preto.
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